quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Colors de la Tardor

Ficaram para trás as cores  das inigualáveis árvores de Porto Alegre. O amarelo do ipê, lilás dos jacarandás, o vermelho vivo do flamboyant, a chuva de ouro e tantas outras que não nomeio por absoluta falta de vocabulário específico. Isto sem falar do canto madrugador do sabiá fazendo a trilha sonora.
Cá não temos as cores de lá, mas temos a dança do outono (tardor em catalão), que vai rapidamente retintando o verde das folhas do verão para os tons amarelos, vermelhos,marrons, queimados e terras. A cada noite as árvores preparam uma nova obra prima para estrear na alvorada






Também não tenho mais as lindas cores que vestiam de delicadeza as cerâmicas que fazia em Porto Alegre. As receitas desenvolvidas nestes 16 anos simplesmente não funcionam aqui. Já tentei de tudo. Nas primeiras queimas os esmaltes simplesmente cairam das peças e fundiram sobre as placas. Depois de muito experimentar descobrí a matéria prima rebelde. Mesmo assim, nada funcionou. Conclusão: as matérias primas daqui, embora tenham o mesmo nome, há variação na composição química. Uma greve de cores. De tantas que eu tinha só sobrou uma que funciona, um branco desmaiado. Acordei o químico adormecido e voltamos a antiga rotina das inúmeras provas. Já consegui ressuscitar um azul, verde e marrom. Mas nada que se compare as cores que tinha no Brasil. Algumas vezes pensava que fazia pinturas sobre objetos tridimensionais em vez de telas, de tão interessante que ficavam.

Coincidindo com a chegada do outono nas árvores, também consegui uma nova emergida de um mar de provas infrutíferas.

4 comentários:

Luiza disse...

Gostei muito do roxo azulado ou, quem sabe... azul violáceo , dessa caneca!
Tenho certeza que um arco íris catalão há de cobrir tuas pecas , brevemente!
Bjo

Anônimo disse...

linda cor , quero encomendar uma peça a vc seria possivel?Como fazer?

Rui disse...

Olá, anônimo.
Que bom que gostaste da nova côr.
Esto morando em Barcelona, Es. e teria que ver o preço do correio.
Abraços Rui

maite sujar roca disse...

Hola Rui!
Sóc Maite de l'associació a2mans. T'escric per dir-te que m'encanta el teu treball i en concret aquesta tassa és PRECIOSA!!! Felicitats ARTISTA!!1 ;)