segunda-feira, 5 de abril de 2010

Pedra-pixels

 Os pixels dominam nosso cotidiano eletrônico. As máquinas fotográficas a cada lançamento dobram os seus pixels. A imagem captada é transformada nestes pontos, quanto mais pontos, mais fiel é a imagem.
  A tecnologia é nova, mas a ideia é muito antiga. Em várias fases da história humana juntavam-se quadradinhos de pedras coloridas que formavam uma imagem nas paredes e nos pisos das casas. Tive a felicidade de conhecer Pompéia, em 1995. Fiquei encantado com as pedrinhas minúsculas compondo uma imagem. No museu de Nápoles estão as melhores peças com pedras multi-coloridas e muito pequenas. Quando vistas bem próximo, não há imagem alguma, somente pedrinhas coloridas. Afastando-se alguns metros é impressionante a formação da imagem. E o mais interessante de tudo é que esses minerais não sofrem a ação do tempo e mantem o mesmo frescor e beleza da época em que foram feitos. Com a popularização da cerâmica esmaltada, facilitou-se muito a obra dos artistas que passaram a quebrar os cacos para compor a imagem.
 O Park Güell, de Gaudí, é um verdadeiro show nas possibilidades artísticas do uso dos cacos de cerâmica. Imperdível para quem é da área ou não.





Lagarto Drac



Família Buscapé











 Reparem na imagem acima ampliada que a figura é feita com cacos de pires e canecas.










Mosaico do século XII na Basílica de São Marcos em Veneza


Mosaico em uma das casas de Pompéia com mais de 2000 anos. "Cuidado com o cão".

2 comentários:

Marcos disse...

Belas imagens, adorável viagem = obrigado por compartilhar!
Abraços

Elena sem H disse...

Gaudi realmente impressiona, difícil cansar de olhar e procurar mais detalhes interessantes. Pompéia ainda não teve o prazer da minha presença ;-)