quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Vida na bosta

As plantas se utilizam dos mais diversos artifícios para passarem adiante seus gens. Tem as poéticas que produzem néctar adocicado que atrai borboletas e pássaros polinizadores.
As malvadas como alguns cactos tem espinhos como do ouriço, quando pega na pele, só com alicate mesmo para tirar. A intenção é que um gomo do cactos espinhento se grude em algum passante e o replante no lugar em que a vítima conseguir se livrar do espinho.
As nojentinhas tem frutos saborosos envolvendo as sementes, os pássaros comem os frutos e descomem as sementes por tudo quanto é canto. As sementes parecem envolvidas com uma cola que gruda instantaneamente onde cair. Meu quintal está lotado. Os pássaros são muito ruins de miras e as sementes brotam rapidamente, não importando onde estejam. Rapidamente as sementinhas lançam folhas e raízes, se tiverem sorte de encontrar solo fértil, tudo bem, mas se não as folhas e raízes vão esgotando as reservas da semente e logo secam.






Esta coitada aí está tentando se arranjar sobre uma superfície esmaltada de cerâmica. Suas horas estão contadas. Até nas paredes tem sementinhas grudadas. Quando é que estes pássaros irão "c*g*r" com responsabilidade?

Nenhum comentário: